Lavanderia Amazônia

Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

SEMMA DE NOVO PROGRESSO REALIZA VISTORIA EM PROPRIEDADE RURAL E CONSTATA FALSO DESMATAMENTO.


manoelm2No último dia 10 de julho de 2013, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso estiveram vistoriando a fazenda “São José”, de propriedade do Sr. Celso Deon, para verificação de um possível desmatamento ocorrido em maio deste ano, apontado pelo Instituto do Homem e de Meio Ambiente da Amazônia(IMAZON), em parceria com o Programa Municípios Verdes (PMV) através de imagens geradas pelo INPE.
A ação da SEMMA tem como objetivo atestar “in loco” se a existência de possíveis desmatamentos no município, detectados pelo IMAZON, são verdadeiros. A verificação é uma exigência aos municípios que aderiram ao Programa Municípios Verdes.
manoelm3O IMAZON fornece mensalmente relatório sobre supostos desmatamentos ocorrido no Município, onde informa a respeito de dados e pontos geográficos a serem verificados. A SEMMA, por sua vez, dirige-se a campo para realizar as vistorias de averiguação, onde são coletadas informações e imagens do local. Após isso, é elaborado um relatório onde é descrita a realidade encontrada na área e enviado ao IMAZON. No caso da fazenda “São José” foi verificado um alerta falso desmatamento.
O relatório, feito pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Malinski e pelo técnico ambiental João Pedro Vasconcelos, contém imagens do local e relato do proprietário que atestam que na área informada pelo IMAZON não havia desmatamentos recentes e nem antigos, ao contrário, a área encontrava-se conservada e com cobertura florestal, evidenciando a importância da verificação “in loco” e demostrando que os pontos visualizados previamente somente por imagens de satélite podem conter erros. Há muitos casos em que são encontrados áreas em processo de reforma de pastagens ou roço da vegetação conhecida popularmente como: “juquira”.
manoelmO proprietário da área possui LAR- Licença Ambiental Rural e está com a sua propriedade legalizada ambientalmente, o Secretario Municipal parabenizou a atitude do proprietário e desejou que outros produtores seguissem o exemplo do Sr. Celso Deon.
No ano de 2012, o Município de Novo Progresso foi acusado de desmatar 72km2 de florestas, sem que houvesse uma auditoria para confirmar se os desmatamentos eram verdadeiros. Desde o inicio do ano, após a Prefeitura de Novo Progresso e a SEMMA aderirem ao pacto pelo fim do desmatamento, o IMAZON (no mês de fevereiro) forneceu um relatório que indicava a ocorrência de três focos de desmatamento, e que após vistoria no local, foram confirmados que apenas um era verdadeiro, totalizando uma área de somente 7km2.
De acordo como Termo de Ajustamento de Conduta –TAC assinado como o Ministério Publico Federal, para que o município sai do embargo econômico que vem sofrendo, a meta é manter o desmatamento nos limites máximos de 40km2 por ano. A população de Novo Progresso parece estar aderindo a essa nova postura de não desmatar, pois acredita-se que o município esteja com as taxa de desmatamento bem a baixo do esperado.
manoelm4O Secretário demonstrou preocupação em relação aos próximos meses, pois, são os meses do ano em que geralmente ocorre o aumento no número das queimadas na região. “Teremos de intensificar as verificações nestes meses para diferenciar as queimadas do desmatamento”, declarou Manoel Malinski.
O Município esta somando esforços para que o desmatamento na região diminua e que no momento bem próximo o próprio município promoverá as licenças de forma que a população trabalhe legal.

Assessoria de emprensa SEMMA/GAB/NP.
Sara Milhomens M. Schegoscheski
Bióloga CRBIO: 52972-06D

Nenhum comentário:

Postar um comentário